sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champagne ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependimento
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
Carlos Drummond de Andrade

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Esse tal de Velho Mundo é show

"Esse tal de Velho Mundo é show". Adoraria ter sido a criadora dessa frase, mas ela é do Claudio Mokross, que faz parte da minha vida desde a adolescência, é casado com a Fabi, é pai de dois guris muito fofos e, nas horas vagas, é um reconhecido cirurgião plástico em Joinville.
Nada melhor do que combinar a frase do Claudio com a imagem da capa do livro que ganhei da Gisela - querida amiga portuguesa citada em várias postagens. Tanto ela como eu somos apaixonadas por fotografia, e esse presentão me dá o privilégio de apreciar Londres - que é o melhor dos meus Velhos Mundos - sob uma nova perspectiva: vista de cima.
E agora peço licença a todos os amigos e amigas, seguidores e seguidoras do blog, que tem sido escrito e ilustrado com tanto carinho. Peço licença para tirar férias desse diário de bordo e poder curtir sozinha um dos meus Velhos Mundos - que precisa ser visto não só de cima, mas de todos os ângulos possíveis.
Esse momento será só meu, eu preciso dele. Mas não entendam isso como uma despedida, e sim como um "sai e volto já". Então desejo tudo de bom para todos nós, deixo um beijo enorme e até breve...

sábado, 6 de novembro de 2010

Parabéns à Denise Barbosa!

Denise querida, parabéns! E para você, que tem um lugar de destaque na minha vida - conforme descrito na postagem Ajudando a escrever minha história, de fevereiro/10 -, ofereço viagens aos destinos mais incríveis desse planeta by The National Geographic Store (http://www.nglondonstore.co.uk/). Claro que devidamente acompanhada pelo Dr. Dario, Dan e Bia, para que as aventuras sejam curtidas em família.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Janelas da minha alma

Já dizia Leonardo da Vinci: "Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo". E para comprovar o quanto ele estava certo, eis as janelas de More House e da Volans refletindo exatamente meu momento de vida.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Quarta Onda

O livro "A Terceira Onda" (The Third Wave) é um best seller escrito por Alvin Toffer em 1980. De acordo com o autor, a Primeira Onda se refere à Revolução Agrícola. A Segunda Onda apresenta as modificações ocorridas na sociedade com base na Revolução Industrial. Já a Terceira Onda é baseada no Industrialismo que formará uma nova civilização, interferindo nas relações de trabalho, interpessoais e de consumo.
E eu gostaria de adicionar a "Quarta Onda" ao ensaio futurista de Mr. Toffer. Ela se apresenta por meio de seres humanos totalmente isolados do mundo por conta de seus tocadores portáteis, cada qual escutando sua própria música - o que infelizmente, na grande maioria das vezes, significa que estão ouvindo techno, acid, house etc, etc. -, num volume ensurdecedor, incomodando profundamente pessoas normais que são obrigadas a ouvir essa barulheira mesmo estando a pelo menos cinco metros de distância no vagão do trem, e sem chance de mudarem seus lugares devido à falta de espaço.
Enquanto os filhos da "Quarta Onda" - como os quatro da imagem acima - são fortes candidatos a ficarem surdos muitos anos antes do que deveriam ficar, eu continuarei toda pimpona, tendo o prazer de curtir música de qualidade num volume decente, sem incomodar os coleguinhas e o principal: preservando os tímpanos que Deus me deu.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Nota sobre a nova Presidente do Brasil

Essa notinha foi publicada no jornal Metro de hoje, mas parece antiga, né? Afinal de contas já se sabia desde ontem que a Dilma havia sido eleita nossa Presidente. Agora só nos resta ver no que vai dar...

Dia ou noite?

Desde ontem a diferença de fuso horário entre Londres e São Paulo diminuiu para 2 horas. E agora são 17h14 aqui. Parece?

Tarde com Anita e Jamie Oliver

E com vocês, Anita, minha flat mate! Essa moça de 26 anos é uma graça de pessoa, super meiga e atenciosa. Importada da Letônia, trabalha com avaliação de imóveis. Ainda não tivemos muito contato, já que ela tem viajado bastante a trabalho. Então eu até posso dizer que moro sozinha num flat em Londres - quem te viu e quem te vê, em Thais Curia!
Como a Anita extraiu os quatro dentes do siso semana passada, hoje ela trabalhou em casa. E o break for lunch foi devidamente comemorado no Jamie's Italian (http://www.jamieoliver.com/italian/canary-wharf) - restaurante do famoso, querido e amado cozinheiro britânico Jamie Oliver.
Cheguei lá cheia de fome e de expectativa. E pedi um Prawn Linguine - sem prestar atenção à palavrinha chili na frase de descrição do prato. Conclusão: odeio comida apimentada. Me acabei na água e Coca-Cola. Enquanto isso, a Anita pediu o delicioso Lovely Buffalo Ricotta Ravioli.

Ok, 2º tempo: sobremesa. Escolhi o Our Special Tiramisu, aromatizado com mascarpone de laranja e chocolate. E a Anita pediu a creamy pannacotta, com direito à compota de frutas da estação. Dois a zero para ela - tudo o que minha colega de apartamento pediu estava mais gostoso...

The National Geographic Store

Dica imperdível aos amantes do planeta e da aventura: National Geographic Store (
www.nglondonstore.co.uk). Fica na 83-97, Regent Street, pertinho de Piccadilly Circus.
Desde 1888 a equipe da National Geographic viaja ao redor do mundo compartilhando estórias incríveis com cada nova geração.
The National Geographic's Mission Programs
tem como objetivo apoiar expedições críticas e trabalhos de campo científicos, encorajando o ensino da geografia para estudantes...
...promovendo a conservação natural e cultural e inspirando pessoas por meio de novas mídias, exposições vibrantes e eventos ao vivo.
Ao longo dos anos, a National Geographic concedeu mais de 9.000 bolsas para explorações, pesquisas e esforços de conservação.
Inspiring people to care about the planet
é o seu lema e é o que realmente acontece a quem entra aqui. E é póssível colaborar com a causa comprando algum(ns) produto(s).
Pessoas do mundo todo visitam a National Geographic Store. É um local para encontrar velhos amigos, companheiros viajantes, gente com a mesma preocupação em relação ao futuro do planeta.
Lá dentro há de tudo um pouco: vestuário especialmente criado para os viajantes, exposições, mapas, guias, revistas premiadas, brinquedos, equipamentos de fotografia, até móveis exclusivos para casa.
E antes de voltar a ter contato com o mundo exterior, nada melhor do que se reunir no NG Café para conversar sobre fotografia, natureza, cultura e viagens - tudo o que realmente importa nessa vida.

domingo, 31 de outubro de 2010

The Shoe Galleries by Selfridges

Mulheres, enlouqueçam: eis um pouco da The Shoe Galleries da Selfridges (
http://www.selfridges.com/ ). Inaugurada em março de 1909, é a 2ª maior loja de departamento do Reino Unido - a 1ª é a Harrods.
As imagens divulgadas nesta postagem foram tiradas na Selfridges da Oxford Street, em Londres, e são exclusivamente sobre a parte dos sapatos. No mais, a loja é como tantas outras de departamento, ok?
Meu papel aqui é o de ressaltar a sofisticação do espaço, que conta até com uma parede - não muito grande, confesso - das nossas amadas "Havaianas". É bacaninha...
E não pensem que me rendi ao estilo "salto alto e bico fino" só pelo fato de estar rodeada por ele na Shoe Gallery. Continuo fiel aos modelitos da marca brasileira "Selo de Controle", o que significa que abro mão de parecer sexy para me sentir vintage, confortável e, portanto, feliz.

sábado, 30 de outubro de 2010

Ouça e ajude a salvar o Brasil

Em apenas 4:19 a jornalista Lucia Hipólito nos dá uma idéia do futuro, caso a Dilma Rousseff seja eleita Presidente. É isso mesmo o que o Brasil merece?

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

8º mês em Londres

Oito meses, três lares, 17 novas pessoas inesquecíveis - além das cinco antigas que estão comigo para o que der e vier de plantão no Brasil, junto com um montão de amigos -, um certificado de Cambridge, um curso no Schumacher College, o trabalho em More House no verão, o estágio na Volans desde então.
Cinco Palácios Reais, ao menos quatro feiras, quatro parques, uma peça no Shakespeare's Globe, sete shows - sendo um deles o melhor da minha vida -, cinco musicais e três clubs. Ao menos 12 museus e três praças.
Um restaurante do coração, ginástica como prática frequente, um estádio de futebol e creme para as mãos diariamente. Quantas horas no Skype e no Gmail, e também de aperto no coração? Só Deus sabe.
Os Beatles estão em toda parte, assim como a Duffy, Eric Clapton, Billy Joel, Christina Aguilera, Dave Matthews Band, Elton John, Definition of Sound, Morcheeba, Keith Jarrett e Jamie Cullum.
De acordo com a ferramenta "Estatística" do blog, de maio/10 - quando começa a contagem -, até o dia de hoje, as páginas deste diário virtual foram visualizadas 6.199 vezes por pessoas no Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Holanda (quem será?), Índia (só pode ser a Mari), França, Canadá, Portugal (valeu Gi), Alemanha (tomara que seja a Mônica) e Espanha. Só posso agradecer pela preferência!
Durante estes oito meses, muitos "calos emocionais" foram criados, e consegui superar de vez algumas estórias antigas (ainda) e recentes que dizem respeito ao coração. O que significa que novas emoções puderam ser sentidas (dá-lhe Tatá!).
Também participei da 1ª fase do processo de seleção da ONG Theodora Children's Trust para ser um clown doctor - o equivalente aos meus queridos "Doutores da Alegria" no Brasil. Mas não passei daí (após ter vivenciado a situação descrita na postagem Do avesso, de abril/10, já esperava por isso). O importante é que aproveitei a oportunidade e tentei.
Sem dúvida nenhuma um dos aspectos mais importantes desse tempo todo tem sido o fortalecimento da minha Fé. E percebo claramente como estou sendo protegida e guiada pelos meus amigos espirituais, por meio daquela vozinha interior que nos orienta - também conhecida como intuição.
Linda jornada, sem dúvida. E tudo de bom que tenho vivenciado está diretamente ligado à "Lei da Ação e Reação". Em outras palavras, in the end the love you take is equal to the love you make. Não tenho dúvida nenhuma disso.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Wine tasting at Volans

"Dear all
Hope you can still make drinks on Tuesday (leia-se "hoje") evening?
Nevermind the chills outside, let us gather around the Volans fireplace...or heater, rather and enjoy reconnecting after a rather long while. We'll have some wonderful wine chosen and presented by MC Tell as well as some nibbles.
Hope you can make it (but please let me know asap if not, for catering purposes - thx).
And please note a slightly later start: 6pm rather than 5pm, but you're welcome to come early and lounge.
Best,
Sam"
Este foi o e-mail enviado pela Sam Lakha - Outreach Manager e minha gestora no estágio -, à toda equipe da Volans na semana passada. E como recusar um convite desses, para o wine tasting? Mesmo sendo da turma do soft drink, compareci. E me diverti.
Então só posso fazer um agradecimento público à Sam (vide 4ª foto): Thank you again for this invitation. Lovely evening with the Volan's team.

Almoço no Spitalfields Market

E após a lovely morning com a Anne Rogers, nada como almoçar com a Claudia Lopes (anteriormente citada na postagem Brunck com Icky e Claudia, de março/10)
.
Nos encontramos no Spitalfields Market, próximo à estação Aldgate East do metrô. A sugestão gastronômica da Clau - Real Greek - é uma delícia (recomendo fortemente).
Enquanto colocamos o papo em dia, nos esbaldamos com as bruschettas, saladas, polvo frito - tudo regado à muita Coca-Cola. Nem mesmo o frio intenso, vento e chuva conseguiram atrapalhar este encontro especial.

A um passo de conhecer Jude Law

Passei uma deliciosa manhã na casa da Anne Rogers - com quem eu morei durante meu 1º mês aqui. E soube de uma novidade que poderá mudar a minha vida para sempre: a Anne é figurante no novo filme dirigido por Martin Scorsese, que estreará em dezembro de 2011.
The Invention of Hugo Cabret - baseado no livro de Brian Selznick - conta a estória de um órfão que vive em uma estação de trem em Paris na década de 1930, e os mistérios que envolvem sua vida, seu pai e um robô.
Agora vem a melhor parte: o elenco conta com o "tudo de bom" Jude Law. Isto significa que entre ele e eu só há uma pessoa de distância: a Anne! O Jude que me aguarde...

Rolling Stones e Beatles juntos no metrô

Aqui é assim: você está no metrô e de repente se depara com Keith Richards ao lado do Paul McCartney. O Stone está anunciando sua autobiografia e o eterno Beatle, um de seus álbuns da fase "& Wings" remasterizado. This is London.

Parabéns Rô Morgon!

Parabéns à Rosana Morgon! Apesar do sono - sim, em Londres já é hora da naninha - estava de plantão na sala, assistindo a um dos cinco canais de TV disponíveis aqui em casa enquanto esperava o dia 26 chegar.
E meu presente de aniversário para a Rô é um convite - que abrange o Marcelo e a Vitória, obviamente - para jantar em um dos restaurantes Jamie's Italian (www.jamieoliver.com/italian/canary-wharf).
A unidade da foto fica em Canary Wharf (ou seja, posso ir a pé até lá). É o lugar ideal para celebrar esta data, já que é do renomado Jamie Oliver, é super "descolado", fica próximo ao shopping e ao complexo de negócios. Ou seja: a cara da Rosana.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Especial Canary Wharf

Entre 1802 e 1980, Canary Wharf foi um dos mais importantes portos do mundo, empregando até 50.000 pessoas. Atualmente é um complexo de edifícios comerciais em Londres, que inclui os três maiores prédios do Reino Unido.
Seu nome foi retirado do arquipélago espanhol das Canárias, para onde exportava. E a modernização de Canary Wharf teve início quando o presidente da Credit Suisse First Boston quis converter a área do porto abandonado - e fechado pelo Governo em 1980 -, em um complexo de negócios.
Atualmente sedia grandes agências bancárias como o Barclays, HSBC e Citigroup. Além disso, há o Canary Wharf Shopping com suas 200 lojas. Mas a grande honra da região é ter como vizinha ilustre a Thais Curia.

domingo, 24 de outubro de 2010

Manhã de domingo em Brick Lane

Nada como passar uma manhã em Brick Lane. Ainda mais se o dia estiver lindo (apesar do frio) como hoje. Aos domingos esta rua se transforma em um grande mercado dos imigrantes das ex-colônias britânicas até às 14h.
Para os paulistanos e/ou residentes em São Paulo, lembra um pouco a feirinha da rua Benedito Calixto - guardadas as devidas proporções. Vale a pena vir aqui para quem quer conhecer uma outra face de Londres.
A parte dos "comes e bebes" e de todo o tipo de artigos vendidos, há um mercado de flores um pouquinho mais afastado que vale a viagem a pé e o amontoado de gente a ser enfrentado (vide fotos abaixo).
Que delícia escrever sobre Brick Lane em companhia dos Beatles. Eles estão cantando Here Comes The Sun ininterruptamente e só para mim...