domingo, 30 de maio de 2010

Meu 1º Bar Supper

Morar nesta residência estudantil significa que todos nós temos que cozinhar, alguns domingos por ano, para toda a rapaziada. E hoje foi a minha 1ª vez.
Participei de uma equipe muito boa: Amauri, Bulat, Chiara, José, Maria e Rafael. Demos muita risada juntos durante a preparação do seguinte cardápio: arroz com frutas - e algumas "cositchas" mais que não me lembro agora, lasanha à bolonhesa e, de sobremesa, tiramissu com morangos.
Atuamos sob a coordenação da Chiara, que faz juz à sua origem italiana e sabe cozinhar muito bem. Confesso aqui que foi solicitado aos brasileiros do grupo uma boa feijoada. Mas quem disse que nós sabemos prepará-la?
O processo foi dividido nas seguintes etapas: nos reunimos na sala de TV às 12h30 para decidir o que seria feito. A seguir compramos os ingredientes - financiados com as Libras do caixa da residência, claro...
... e às 15h30 nos encontramos na cozinha dos estudantes para preparar a comida. Deu tudo super certo, mas não é nada fácil cozinhar para 30 pessoas e, após o jantar, ter que arrumar e limpar tudo. Estou exausta mas com a certeza do dever super bem cumprido. E cada residente que prestigia o Bar Supper contribui com 2,50 Libras, destinadas à caridade.
Nosso reconhecimento não poderia ter sido melhor: tanto as duas travessas de lasanha como as duas do tiramissu acabaram. Quanto ao arroz, sobrou só um pouquinho.
Fiquei responsável por ajudar a preparar uma das travessas de doce e me saí bem, viu? Na verdade minha única "gafe" foi ter desligado o forno por achar que já estava tudo pronto. Ainda bem que após uns 15 minutos contei à Chiara e ao Bulat, achando que tinha sido super responsável. Imediatamente fui proibida de chegar perto daquela região da cozinha, já que havia desligado o eletrodoméstico com a lasanha ainda em preparação... Mas no final deu tudo certo.

sábado, 29 de maio de 2010

Um "bucadinho" de Portugal

De tanto conviver com a Gisela - amiga recente que mora comigo, aprendi algumas expressões portuguesas que adoro e que valem a pena serem compartilhadas com seus respectivos significados para nós, brasileiros:

Bica = café expresso

Bocadinho = pouquinho (no título da postagem está com "u" pelo fato da palavra ser pronunciada assim)

Ceia = lanchinho antes de dormir

Cueca = calcinhas e cuecas (é usada para ambos)

Fora do vulgar = fora do comum

Giro = legal / bonito

Pastilha elástica = chiclete

Pequeno almoço = café da manhã

Rabo da bicha = fim da fila

Robin dos Bosques = Robin Hood

Roupa interior = lingerie

Gi, beijo grande e obrigada pelos ótimos momentos que temos passado juntas!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

3º mês em Londres

Cá estou desde o dia 28/02. Ou seja, hoje comemoro meu 3º mês em Londres, e um dos grandes aprendizados tem sido tentar me perdoar mais, me dar colo, não ser tão exigente em relação à atitudes que tomo e que nem sempre são as mais adequadas. Como isso é difícil (haja tratamento homeopático para ajudar). Todo mundo tem seu "Lado B" e não sou diferente. Só que, sinceramente, achei que fosse um pouquinho mais evoluída, poxa!
O outro grande aprendizado - enorme, eu diria, está sendo observar o outro, reconhecer suas atitudes diante das mais diversas situações, e, claro, levar em conta a minha intuição - que por sinal é ótima, o problema é que nem sempre é levada em consideração. Sim, falo a respeito de um candidato específico - cujo nome e demais características não serão revelados nem sob tortura, para a vaga em aberto no meu coração - e que, pelo visto, continuará assim por mais algum tempo. O importante é que o processo seletivo está sendo feito com a devida cautela que merece.
Agora é continuar seguindo o caminho que está completamente aberto à minha frente, e que Graças a Deus conta com o apoio e a proteção by Skype e/ou e-mail das pessoas queridas da minha vida - citadas repetidas vezes neste blog.
E que venha o 4º mês...

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Elephant Parade London 2010

Acredito que todo mundo conheça a Cowparade (www.cowparade.com) - maior e mais bem sucedido evento de arte pública do mundo, no qual as famosas esculturas de vacas são decoradas por artistas locais e espalhadas pelas cidades, em locais públicos como metrô, avenidas e parques. Após a exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é destinado à organizações não-governamentais.
Porquê a vaca? Pelo fato de ter significados diversos ao redor do mundo: é sagrada, é histórica, mas o sentimento comum é o de carinho. Ela simplesmente faz todo mundo sorrir.
Mas a grande novidade é a Elephant Parade London 2010, que celebra a beleza do elefante asiático, com 258 esculturas espalhadas pela cidade até julho.
Este animal está à beira da extinção devido a perda de seu habitat. O objetivo da exposição é destinar os recursos financeiros obtidos com a venda das obras de arte para 17 ONGs de conservação no Reino Unido.
Quem quiser ajudar a salvar os elefantes asiáticos da extinção deve acessar: http://www.elephantfamily.org/

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Solidariedade a céu aberto

Em Londres é assim: se você quiser doar roupas e sapatos em prol de uma organização não-governamental, pode fazer isso na rua. No bairro de Pilmico fui testemunha de mais essa iniciativa de 1º mundo.
Eis um dos postos de coleta - este infelizmente sem nenhuma doação. Mas já havia passado por outro com várias peças no chão. E tenho certeza de que permaneceram ali até terem sido retiradas pelos representantes da Scope, ONG que cuida de pessoas com paralisia cerebral.

domingo, 23 de maio de 2010

Mais um show do Bulat

Ao chegar em casa hoje, após um delicioso brunch no St. James Park com a Cláudia, seguido por uma caminhada de 9Km com o William (do Tate Modern até South Kensington), eis que ouço a melodia da maravilhosa Nessun Dorma (Giacomo Puccini) vindo de algum lugar.
Mas por quem? De onde vinha a música? Ai descobri que era o Bulat - meu colega do Kazacquistão, tocando cello na sacada da nossa biblioteca, acompanhado pelo Antonio ao violino. A private pocket show.

sábado, 22 de maio de 2010

The Regent's Canal

Para comemorar o 1º sábado de sol e muito calor (25ºC) desde que cheguei por aqui, nada melhor do que caminhar pelo Regent's Canal com a Gisela e o Rafael, amigos inseparáveis dos passeios de final de semana.
Seguimos a ótima dica da Gi e, como mostram as fotos, não nos arrependemos. Este canal fica ao norte do centro de Londres e atualmente é usado para prazeirosos passeios de barco.
The Regent's Canal forma uma junção com o antigo Grand Junction Canal em Little Venice. Após passar pela Maida Hill e pelos túneis de Lisson Grove, as curvas do canal margeiam o Regent's Park e chegam próximo ao London Zoo. O canal continua através de Camdem Town e King's Cross Central.
Dia maravilhoso de sol com direito a muito calor, camiseta de manga curta sem precisar de casaco, amigos queridos e piquenique. O que mais posso querer da vida?

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Show do Eric Clapton & Steve Winwood

A quem interessar possa: EU FUI AO SHOW DO ERIC CLAPTON & STEVE WINWOOD ONTEM! Isto quer dizer que tive o privilégio de vê-los - mesmo que de longe, tocando muito. Claro que foi bom, que dúvida!
A tarde estava ensolarada e a temperatura, super agradável. Cheguei às 18h à Wembley Park Underground Station de posse do meu homework, já que teria que esperar pelo William por cerca de 1 hora. De repente o público - na faixa etária dos 50 anos, começou a chegar. E eu os invejando pelo fato de terem acompanhado toda a carreira dos dois músicos em questão.
O Will chegou às 19h15 e fomos a pé ao London Wembley Arena, que fica super perto do metrô. Ao entrarmos, fui suspreendida por cartazetes que indicavam o horário de início (20h10) e término (22h20) do show! Incrível isso! Comemos cachorro quente com Coca-Cola e logo sentamos nos nossos lugares. Não preciso nem dizer que na hora marcada meus heróis subiram ao palco.
Gente, que emoção estar ali e poder curtir vários Blues e clássicos como Laila, After Midnight, Cocaine e para meu deleite, uma linda versão de Georgia On My Mind (Ray Charles). Mas infelizmente eles não cantaram a minha música preferida, que é Get Lost, nem a da querida prima Sandra (Lay Down Sally).
E assim foi até pontualmente 22h20, quando as luzes do ginásio se acenderam e lá fomos nós - William e eu, embasbacados e felizes, rumo ao metrô de volta para South Kensington.
Queridos leitores do blog, este foi só o primeiro de uma série de ótimos shows que terei o prazer de prestigiar aqui cidade. Me aguardem...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Royal Ascot

O hipódromo de Ascot - batizado com o nome da pequena cidade onde está localizado, é destinado a cavalos de corrida puro-sangue, e é um dos principais do Reino Unido. Está intimamemte ligado à Família Real e fica muito próximo ao Castelo de Windsor.
O ciclo de corridas em Ascot é de 25 dias ao longo do ano, e The Royal Meeting, realizado em junho, é uma das grandes atrações, com destaque para a Gold Cup Ascot.

terça-feira, 18 de maio de 2010

A qualidade do lixo britânico

Até o lixo inglês merece destaque especial. Esta TV, por exemplo, está funcionando bem - de acordo com o bilhete deixado pelo ex-proprietário. This is London.

sábado, 15 de maio de 2010

Jazz no The Effra

Nada como aproveitar uma noite de Sábado ouvindo Jazz no
The Effra Hall Tavern, pub localizado em Brixton, na companhia do Rafael. Devido ao cansaço de ambos, assistimos somente a 1ª parte do show da ótima Bruno's Band, das 21h15 às 22h15. Mas nos prometemos voltar em breve para curtir mais e mais Jazz.

2ª balada na Boujis

Na 4ª feira passada houve outra festa da Frances King School na Boujis - famoso club londrino. Só que dessa vez foi mais legal, já que pude levar meus colegas e amigos da residência. Lá estavam: Gisela, Chiara e Rafael - já conhecidos dos leitores deste blog, além da Marta e do Vito. Infelizmente ficarei devendo os nomes das francesas...

Depois da Sharon, agora é a vez do Ozzy Osbourne

Após o livro da Sharon Osbourne - Revenge - ter sido devidamente citado na postagem "Advertising nos ônibus" deste blog, agora é a vez da biografia do seu marido Ozzy. Essa família tem mesmo muito a dizer...

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Chiara: una nuova amica

Chiara Berneri. Questo è il nome della mia nuova amica. Ci siamo conosciute qualche mese fa nello studentato in cui viviamo, e siamo vicine di stanza (io sono nella 207 e Lei è nella 206).
Abbiamo una buonissima sintonia, e lo stesso modo di affrontare la vita, così è nata una grande amicizia, che spero sia per sempre. Spero che continueremo a bussare alle nostre reciproche porte per parlare ancora tante, tante volte!
Grazie per fare parte della mia vita,
Thais
Tradução:

Chiara Berneri. Este é o nome da minha nova amiga. Nos conhecemos na residência estudantil e somos vizinhas de quarto (eu fico no 207 e ela no 206).
Temos muito boa sintonia e também o mesmo modo de encarar a vida, assim nasceu uma grande amizade, a qual espero que seja para sempre. Espero que continuemos a bater nas nossas portas para conversar muitas e muitas vezes.
Obrigada por fazer parte da minha vida,
Thais

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Momento Cecília Meireles

"Aprendi com as primaveras
a me deixar cortar e voltar inteira."
Cecília Meireles

quarta-feira, 12 de maio de 2010

It's so easy to travel

Viajar para vários destinos a partir de Londres é realmente muito barato. Eis aqui alguns exemplos de preços de passagens da empresa easyJet (http://www.easyjet.com/). Vale dizer que se referem a um único trecho, e as taxas - como Seguro Viagem e check-in de bagagem -, não estão incluídas. Mesmo contando com elas, alguns bilhetes de ida e volta saem mais em conta do que a Ponte Aérea Rio - São Paulo.