terça-feira, 31 de agosto de 2010

Almoço de confraternização do staff

Para comemorar o final do período de trabalho durante o verão, as au pairs e as estudantes que trabalharam na residência foram convidadas pelas Sisters e pela Gisela para um almoço hoje, aqui mesmo onde moramos e trabalhamos.
Durante dois meses as Charlie's Angels - Angélica (esq.), eu e Annemarie -, se revezaram em vários turnos para atender as necessidades dos estudantes e recepcionar os hóspedes. Durante a semana trabalhamos nos seguintes horários: 16h30 às 20h / 20h às 23h. E nos finais de semana: 8h30 às 13h30 / 13h30 às 18h30 / 18h30 às 23h.
O almoço foi bem gostoso, mas ao mesmo tempo, o coração de cada uma estava apertado ao seu modo. Umas pelo fato de terem terminado o Mestrado e estarem à espera da aprovação para o Doutorado. Outras pelo fato de terem que voltar aos seus países; outras acabaram de chegar e têm que se adaptar à nova rotina e língua.
Já pude sentir um pouco das saudades que me aguardam quando deixar esta residência. Tenho convivido com as Sisters Odile (esq.) e Françoise - ambas do staff responsável pela administração -, desde março (só pelas carinhas já para sentir o quanto são fofas). Sem contar a Gisela, que tem "cadeira cativa" neste blog e que além de amiga foi minha chefe.
Agora é hora de agradecer à todas pela oportunidade de ter trabalhado aqui. Foi uma delícia...

Eton College

O King's College of Our Lady of Eton beside Windsor - mais conhecido como Eton College, ou simplesmente Eton -, é uma public school (o que significa "escola particular" aqui) para garotos de 13 a 18 anos, fundada em 1440 por Henry VI.
Localiza-se em Eton, bem pertinho do Castelo de Windsor - apenas uma milha ao norte. Henry VI a criou como uma escola de caridade, gratuita para 70 alunos pobres, que então iriam para King's College, uma faculdade de Cambridge, também fundada pelo Rei em 1441.
Na época de sua fundação, o Rei lhe assegurou um grande número de dotações, incluindo uma valiosa propriedade, muitas relíquias religiosas e um projeto magnífico para edifícios - Henry queria que a nave da capela de Eton fosse a mais longa de toda a Europa.
Porém, quando Henry VI foi deposto por Edward IV, em 1461, o sucessor anulou todas as concessões à escola e transferiu a maioria de seus tesouros para a St George's Chapel.
Como a escola teve sua receita reduzida enquanto boa parte dela ainda estava em construção, contou com o apoio financeiro de ricos benfeitores, que foram honrados quando os prédios da escola receberam seus nomes.
Tem uma longa lista de alunos e ex-alunos famosos, dentre eles 19 ex-Primeiro Ministros britânicos, além de: George Orwell (at Eton 1917-1921), David Cameron (at Eton 1979 - 1984), HRH Prince William of Wales (at Eton 1995 - 2000) e HRH Prince Henry of Wales (at Eton 1998 - 2003).
Agora vamos ao "Lado B" do colégio: dos 1300 alunos, um em cada cinco é bolsista - o que é bem bacana. Só que esse pessoal tem refeitório e acomodações específicas. Ou seja, não se misturam muito com os endinheirados que pagam 30.000 Libras por ano (X 5 anos = 150.000 Libras).
De qualquer forma foi bem emocionante ter estado em uma das primeiras salas de aula da história (vide foto acima), dentro da escola particular mais famosa do planeta.
Só mesmo a Gisela para fechar com "chave de ouro" nossa ida à região de Windsor no sábado, sugerindo a visita ao Eton College.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

St George's Chapel - Windsor Castle

Este é o principal local de culto religioso do Castelo de Windsor, e é dedicado ao santo padroeiro da Inglaterra. O templo, construído por Henry III, foi consagrado Igreja Matriz da Order Of The Garter - a mais antiga e respeitável Ordem Militar do país.
St George's Chapel
sofreu uma grande reforma entre 1475 e 1528, durante os reinados de Edward IV, Henry VII e Henry VIII. Com as sucessivas modificações se transformou em catedral.
Na Era Medieval, a Capela - considerada abrigo de várias relíquias - tornou-se local de peregrinação. Os visitantes vinham das partes mais distintas da Grã-Bretanha para ver o corpo de Henry VI e fragmentos da Vera Cruz - verdadeira cruz em que Cristo foi crucificado.
Edward III fundou the College of St George. O termo "colégio" não tinha o significado atual de instituição acadêmica. Se referia a um grupo de clero e leigos que viviam e trabalhavam juntos como uma comunidade.
Isto acontece até hoje: membros do Colégio moram em vários cláustros e asseguram que as orações diárias sejam feitas aos soberanos e para companheiros da Order Of The Garter.
Jane Seymour - uma das seis mulheres de Henry VIII -, está sepultada em St George's Chapel, assim como seu marido e outro Rei - Charles I. Além deles, no mesmo local está enterrado um bebê da Rainha Anne.
A Rainha Victoria e o Príncipe Albert fizeram do Castelo de Windsor sua principal Royal Residence. Ele morreu ali, em 1861, e foi enterrado no Royal Mausoleum em Frogmore. Dentro da Capela há outro memorial para ele, feito de mármore com sua efígie.
Após a morte do Rei George VI - marido da Rainha Mãe -, uma nova lateral foi construída em St George's Chapel. Atualmente ele e sua esposa (Rainha Elizabeth), estão enterrados ali, junto com as cinzas da Princesa Margaret.

domingo, 29 de agosto de 2010

Windsor Castle

Situado a 32 Km de Londres na cidade de Windsor, este é o maior castelo habitado do mundo. Quando a Rainha está presente, a bandeira Real é hasteada no topo da torre principal.
Com a função de Palácio Real - junto com o Palácio de Buckingham em Londres, e de Holyrood em Edimburgo -, é uma das principais residências da monarquia britânica.
Her Majesty
Rainha Elizabeth II é descendente direta de William, o Conquistador - responsável pela construção do castelo, mais de 900 anos atrás. Ela adora este lugar desde criança, tendo inclusive vivido aqui durante a 2ª Guerra Mundial.
Windsor
permaneceu sempre em uso contínuo, tendo sido sujeito a numerosas ampliações de acordo com os gostos e finanças de sucessivos monarcas.
No dia 20/11/92 houve um incêndio que começou na capela privada da Rainha e rapidamente se propagou. Durante 15 horas destruiu nove das principais salas de Estado e danificou severamente outras 100.
O programa de restauro demorou cinco anos para ser concluído, tendo 70% do custo financiado pela abertura ao público - pela 1ª vez - das salas de Estado do Palácio de Buckingham.
Nos últimos anos a Rainha tem usado cada vez mais o castelo tanto como Palácio Real como residência de final de semana.
Banquetes de Estado e entretenimentos oficiais têm sido realizados com frequência aqui, da mesma forma como no Palácio de Buckingham.
Pena que ontem The Royal Family não estava lá para receber Gisela e Thais, The Princesses of South Kensington.
Mas tudo bem. Mesmo sem ter visto a Rainha, a Gi e eu nos divertimos muito em mais este programa abençoado por um dia de sol, acompanhado pelo bom e velho vento inglês.
E nosso "banquete de Estado" - com direito a fish & chips, pie and Cokes - foi feito no pub Carpenters Arms. Com certeza bem mais divertido do que os almoços formais de Windsor...

sábado, 28 de agosto de 2010

6º mês em Londres

Nada mais londoner do que comemorar meu 6º mês aqui saboreando o tradicional fish & chips no Carpenters Arms - pub construído em 1518, com direito a túneis que levavam ao Castelo de Windsor. Estas passagens subterrâneas foram usadas até o início do Século 19 - depois tiveram que ser devidamente fechadas.
Alguém tem dúvida do quão feliz estou em morar aqui?

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Jamie Cullum no BBC Proms 2010

Ontem assiti a mais um show do BBC Proms 2010. Por 14 Libras delirei com o cantor, compositor, pianista, guitarrista e jazz leader Jamie Cullum. Acompanhado por seu grupo e pela Heritage Orchestra, ele abalou as estruturas do Royal Albert Hall em vários momentos.
Aos 31 anos, tem energia de sobra e se deixa dominar pela música. O resultado? Jamie canta em pé dentro do piano, faz o sinal da cruz e corre de um canto ao outro do palco para pular sobre o teclado, diz que não tocará as músicas divulgadas previamente no programa por estar com vontade de curtir outras, e a platéia vai ao delírio...
Ser filha do Wilson Curia é o máximo mesmo. Foi ele quem me apresentou a esse moleque genial alguns anos atrás. Fomos ao seu show no "Via Funchal", em São Paulo, e de lá para cá me tornei fã de carteirinha do Mr. Cullum.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Kew Palace

George III reinou na Grã-Bretanha de 1760 até 1820. Seu casamento com a Rainha Charlotte foi feliz e produziu 15 filhos.
Eles não mantiveram a tradicional pompa do estilo de vida Real, preferindo algo mais simples, mais parecido com a realidade da classe média em ascensão, com casas pequenas, bonitas, jardins práticos e grandes famílias. Kew Palace representa este estilo de vida.
George III é lembrado como mad King. Acredita-se agora que ele tenha sofrido de uma doença chamada porfiria.
Os sintomas desse mal são: dores abdominais, lesões de pele e distúrbios psiquiátricos. O Rei passou por vários períodos de crise que duraram meses e até anos.
Após a morte da Rainha Charlotte, em Kew Palace, no ano de 1818, o Palácio deixou de ser habitado.
George morreu em Windsor no dia 19/01/1820, em meio a uma crise tão aguda da sua doença que nem esteve ciente da morte da esposa.
Em 24/05/1898 a Rainha Victoria - neta da Rainha Charlotte e de George III -, autorizou a abertura do Kew Palace para visitação pública. E graças à ela eu pude conhecê-lo.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cambridge First Certificate in English

Durante o período em que estudei na Frances King, tive a oportunidade de fazer o curso preparatório para o
Cambridge First Certificate. Por 12 semanas, a partir de 29/03, estudei para este exame - realizado no dia 15/06.
Mas o que ele representa? Se você fizer um teste de nível de inglês como TOEIC, TOEFL ou IELTS, a pontuação é válida por 2 anos. Mas ter o First Certificate - ou o Cambridge Advanced ou Proficiency -, significa que o exame é uma qualificação, e não um teste de nível, e sua validade é forever.
O exame é dividido em 5 partes: Reading, Writing, Use of English, Listening e Speaking. E EU PASSEI! Agora eu tenho Cambridge no meu curriculum!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Presente para o Rafa

Uma mensagem enviada pelo Skype ontem de manhã me avisou sobre o aniversário do Rafael Morais Chiaravalloti. Espero ter sido a primeira a pessoa a parabenizá-lo por e-mail e Skype - já que enviei as mensagens às 9h20 daqui, o que significa 5h20 no Brasil.
Hoje é um novo dia e voltei ao Kew Gardens para conhecer o Kew Palace - assunto para nova postagem. Me lembrei muito do Rafa, pois conhecemos este jardim botânico juntos (link Mais um presente, de maio/10). Só que fomos em um dia nublado, fazia frio, batia um vento gelado com direito a chuva fina, raros momentos de sol - o básico em Londres.
Então hoje, quando vi aquele lugar iluminado por um dia lindo, pensei: é este meu presente de aniversário para o Rafa. Quero dar a ele o Kew Gardens num dia de sol!

SOS Paquistão

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

The Monument

Este monumento - projetado por Sir Christopher Wren -, foi construído em homenagem às vítimas do Great Fire of London, em 1666, e ao renascimento da cidade. O incêndio durou três dias, destruiu mais de 13.000 casas e devastou 436 acres de Londres.
Cerca de 100.000 pessoas ficaram desabrigadas, muitas das quais foram à falência e se tornaram indigentes. Apesar da grandiosidade do desastre, somente seis mortes foram registradas oficialmente.
The Monument tem 61 metros de altura e está 61 metros a oeste do local onde o incêncio começou - em Pudding Lane, nas instalações de Thomas Farriner, padeiro do Rei Charles II.
Foi construído entre 1671 e 1677, e sua varanda é alcançada por uma escada em espiral de 311 degraus.
Mesmo tendo medo de altura, não poderia deixar de conferir esta dica da minha prima Sandra. Então aproveitei a trégua dada pelo céu nublado durante o domingo, paguei 3 Libras e encarei o desafio. Subir os 311 degraus não foi tão difícil, já que é possível descansar em alguns momentos.
O problema foi encarar o espaço aberto lá em cima. Fiquei o tempo todo colada na parede e perto da porta - não consegui dar a volta completa na torre. Mas por ter chegado no topo, recebi um certificado na saída - junto com os demais turistas...