terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Quarta Onda

O livro "A Terceira Onda" (The Third Wave) é um best seller escrito por Alvin Toffer em 1980. De acordo com o autor, a Primeira Onda se refere à Revolução Agrícola. A Segunda Onda apresenta as modificações ocorridas na sociedade com base na Revolução Industrial. Já a Terceira Onda é baseada no Industrialismo que formará uma nova civilização, interferindo nas relações de trabalho, interpessoais e de consumo.
E eu gostaria de adicionar a "Quarta Onda" ao ensaio futurista de Mr. Toffer. Ela se apresenta por meio de seres humanos totalmente isolados do mundo por conta de seus tocadores portáteis, cada qual escutando sua própria música - o que infelizmente, na grande maioria das vezes, significa que estão ouvindo techno, acid, house etc, etc. -, num volume ensurdecedor, incomodando profundamente pessoas normais que são obrigadas a ouvir essa barulheira mesmo estando a pelo menos cinco metros de distância no vagão do trem, e sem chance de mudarem seus lugares devido à falta de espaço.
Enquanto os filhos da "Quarta Onda" - como os quatro da imagem acima - são fortes candidatos a ficarem surdos muitos anos antes do que deveriam ficar, eu continuarei toda pimpona, tendo o prazer de curtir música de qualidade num volume decente, sem incomodar os coleguinhas e o principal: preservando os tímpanos que Deus me deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário