quinta-feira, 15 de abril de 2010

O maior caos aéreo desde a 2ª Guerra Mundial

Todos os voos que cruzam o Reino Unido foram cancelados hoje, a partir do meio dia, devido à erupção de um vulcão, causador do maior caos aéreo desde a Segunda Guerra Mundial.
Uma gigantesca nuvem de cinzas foi trazida da Islândia pelo vento. Cerca de um milhão de passageiros foram afetados na Europa, incluindo 300.000 britânicos. A expectativa é a de que os voos continuem suspensos pelo menos até amanhã de manhã. A previsão do tempo advertiu que pode demorar uma semana para o céu clarear.
A nuvem vulcânica representa um enorme risco para acidentes aéreos pela dificuldade com que as partículas das cinzas são detectadas por radar, e elas podem estragar janelas e estruturas de aeronaves, ou até mesmo parar as turbinas dos aviões em pleno voo.
Um comunicado da National Air Traffic Service disse: "There will be no flights permitted in UK-controlled airspace other than emergency situations. We continue to monitor the situation with the Met Office and work closely with other countries".
Muitos passageiros ficarão sem receber o dinheiro das passagens, já que o seguro viagem não cobre "atos de Deus", como a nuvem de cinzas originada pelo vulcão na Islândia.

Um comentário: