sábado, 3 de abril de 2010

Freud Museum

Hoje foi um dia muito especial: visitei a casa onde Freud passou seu último ano de vida. Ele se mudou no dia 27/09/38 e permanenceu ali até sua morte aos 83 anos de idade, em 23/09/39.
Martha - sua mulher, a cunhada e a filha Anna, além da empregada Paula Fichtl, continuaram a viver lá. A casa foi ocupada até a morte de Anna Freud, em 1982, e de acordo com seu desejo, tornou-se um museu aberto ao público em 1986.
Freud foi para Londres com intuito de fugir dos nazistas. Até a Áustria ser dominada pela Alemanha, em 1938, Sigmund viveu em Berggasse 19, seu lar em Viena por 47 anos.
Durante os últimos 16 anos de vida, Freud sofreu com um câncer, mas isso não o impediu de continuar escrevendo seus livros e atendendo pacientes em sua residência, na Maresfield Gardens.
O estúdio e a biblioteca foram preservados pela Anna - a caçula dos seis filhos de Sigmund, após sua morte. A sala contém o divã original, trazido de Viena, onde os pacientes se deitavam confortavelmente enquanto Freud se sentava na poltrona verde, atrás deles, e escutava suas "livres associações". Eles diziam tudo o que vinha em suas mentes sem seleção de informações. Este método veio a ser a base da psicanálise.
Infelizmente não é possível tirar fotos de nenhum dos cômodos, dos objetos, de nada. Eu queria muito poder compartilhar tudo o que vi lá dentro, e a forma oficial de fazer isso é por meio do site: http://www.freud.org.uk/
Como não se emocionar ao ver o verdadeiro divã do Freud, ou seus famosos óculos em cima da mesa onde ele escreveu suas obras, ou ainda os livros de arte, literatura, arqueologia, filosofia, história e psicologia que ele escolheu trazer de Viena?
De repente lá estava eu chorando. As lágrimas rolavam pelo meu rosto sem parar. E continuaram durante o filme que vi com imagens de sua casa em Viena e sobre seu último aniversário, com a narração da filha Anna. Estava completamente envolvida por aquela atmosfera. Será que Freud explica?

Um comentário: