sexta-feira, 7 de maio de 2010

Última morada de Marx e Thornton

MARX
Karl Heinrich, 1818 - 1883. O filósofo político mais influente do mundo, refugiado mais famoso da Grã-Bretanha e residente mais visitado do Highgate Cemetery. Marx foi originalmente enterrado em um lugar isolado, cerca de 200 metros atrás do local atual.
Seu funeral foi modesto - não mais do que uma dúzia de pessoas - assim como sua lápide. Mas como sua influência aumentou e o número de visitantes também, os restos mortais de todas as pessoas enterradas no túmulo original foram removidos para este lugar em 1956.
O lote foi adquirido por subscrição pública e é propriedade da Administração associada ao Marx Memorial Library. O memorial foi esculpido por Laurence Bradshaw e a lápide é original.
Sua filha Eleanor (1856 - 1898) foi uma ativista política e escreveu sobre muitos assuntos políticos e sociais, incluindo The Woman Question. Foi também uma das fundadoras da Socialist League.
Eleanor viveu junto com o companheiro socialista Edward Aveling, mas o relacionamento tornou-se cada vez mais infeliz e ela cometeu suicídio.
Suas cinzas - guardadas em outro lugar por 60 anos, foram colocadas na nova sepultura em 1956 e seu nome foi incluído na lápide.
E nas minhas andanças pelo cemitério, descobri o interessante túmulo de THORNTON Harry William, 1883 - 1918. Music Hall pianist que, por alguns anos, deteve o record de tocar continuamente: 21 horas 17 minutos e 56 segundos.
Morreu aos 35 anos em 1918 devido à epidemia de gripe que infectou metade da população do mundo. Apropriadamente, seu memorial é em formato de piano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário