sábado, 25 de setembro de 2010

Schumacher College, a experiência

Cheguei ao Schumacher College ( http://www.schumachercollege.org.uk/ ) esperando um curso tradicional, com workshops e aulas durante todo o dia, com direito a coffee breaks. E ainda bem que minhas expectativas não foram atingidas.
Me deparei com washing up after breakfast, gardening, cleaning the main College building or accomodation e cooking preparation. Os participantes do curso Creativity and Social Innovation foram divididos em grupos para realizar estas tarefas após 30 minutos de meditação, seguidos pelo café da manhã e por mais 15 minutos dedicados à leituras e orientações a respeito das atividades do dia - com direito a alguns instantes extras de silêncio para reflexão.
No centro da sala ou da biblioteca, sempre nos deparávamos com algumas frutas e flores - só após algum tempo percebi que era para nos lembrar a todo instante de que a natureza faz parte das nossas vidas. Ou melhor, de que nós somos parte dela.
Nos primeiros dias fiquei incomodada com os vários momentos de free time entre uma atividade e outra, e nada como o tempo para me ensinar de que era necessário termos horas de reflexão, de contato com a natureza que envolve o colégio. Tudo isso fez parte do nosso processo de aprendizagem.
Outra grande surpresa: comida vegetariana. Confesso que me adaptar a este aspecto foi bem difícil - foram 13 refeições seguidas sem carne vermelha. Mas deu tudo certo, eu sobrevivi e percebi o quanto a carne é importante para meu bem estar (portanto não abrirei mão dela na minha alimentação).
E aos poucos minha energia foi mudando, fui ficando cada vez mais calma, mais sossegada, em paz... Fomos à praia, e pela 1ª vez na vida consegui ficar de olhos fechados por cerca de 10 minutos enquanto uma colega muito especial me guiava em meio à natureza, durante um dos exercícios que fizemos. Confiei totalmente na Wendy e foi uma sensação maravilhosa a de simplesmente me deixar levar.
No meio disso tudo, conceitos e teorias, comentários e reflexões super pertinentes por parte de vários colegas, além da condução maravilhosa da professora Kate Davies e a apresentação especial de Jonathan Robinson - um dos fundadores da The Hub.
Saio do Schumacher College com dois grandes aprendizados: o 1º deles me libertou de uma certa culpa, e se refere ao fato de que não temos que ser empreendedores. Cada um tem o seu perfil, e assumi que o meu é o de uma excelente "seguidora" de idéias e pessoas nas quais acredito. O 2º é a libertadora frase "eu não sei". Como é bom poder dizê-la sem medo, de coração aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário