quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Carnaval em Notting Hill

No início dos anos 60 havia um grande número de imigrantes de Trinidad e Tobago em Londres, que por serem discriminados decidiram se manifestar de maneira pacífica e alegre pelas ruas de Notting Hill.
Os precursores que faziam festas dentro de suas casas foram Rhaune Laslett e Claudia Jones, reconhecida como a "Mãe do Carnaval
de Notting Hill". Com o tempo ganhou mais adeptos - imigrantes de outras ilhas caribenhas.
As escolas de samba deste carnaval foram tendo sucesso graças às do Rio de Janeiro. A primeira escola daqui foi fundada em 1984 e se chama London School of Samba. Há também a Quilombo do Samba e a Paraíso School of Samba - os nomes são ótimos.
E quem estava lá para conferir a festa deste ano? A Gisela (esq.), eu e a Ana Soares - amiga da Gi. Em pleno último domingão de agosto, no meio de um feriado, com dia bonito, claro que fomos conhecer o Carnaval britânico.
As principais semelhanças com a festa brasileira: muita gente por todos os lados bebendo até não poder mais, e comerciantes com medo dos foliões - mantendo suas lojas fechadas, com direito a tapumes para proteger as vitrines.
No mais, há até um pessoal que está no pique e segue os trios elétricos, mas, sinceramente, o grau de animação é o mesmo do finalzinho da 4ª feira de Cinzas do Carnaval de Salvador, quando todo mundo já está de ressaca da festa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário