domingo, 14 de março de 2010

The National Portrait Gallery

Passei meu final de semana na National Portrait Gallery, que contém a maior coleção do mundo de retratos de personalidades e rostos desde a Idade Média. São mais de 1.000 imagens.
Comecei meu tour pela exposição do fotógrafo americano Irving Penn (1917 - 2009), um dos melhores do nosso tempo. E minhas fotos preferidas, dentre as mais de 120 da sua mostra, foram: The Duchess of Windsor, Truman Capote, Marlene Dietrich, Harlequim Dress (Lisa Fonssagrives-Penn), Audrey Hepburn, Grace Kelly, Pablo Picasso at La Californie, Woody Allen as Charlie Chaplin, Duke Ellington e Jessye Norman.
Após Irving Penn, continuei por mais alguns setores da Galeria e vi obras que me chamaram a atenção, como uma perspectiva distorcida sobre Edward VI para mostrar a virtuosidade do pintor William Scrots, e entreter os expectadores; o quadro Man's Head, de Lucian Freud, neto do famoso psicanalista; o self-portrait de Leon Kossoff. Isso sem falar na exposição A Life in Photographs, sobre a modelo Twiggy, super famosa nos anos 60.
E como não destacar a Rainha Elizabeth II na visão de Andy Warhol? Ele a retratou não como uma monarca, mas sim como uma celebridade, e assim, reinventou a tradicional forma de apresentação da Realeza. E ainda disse: "Quero ser mais famoso do que a Rainha da Inglaterra".
A National Portrait Gallery que me aguarde. Voltarei em breve para terminar de ver seu acervo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário