domingo, 13 de junho de 2010

O grito da África

A abertura da Copa do Mundo, na 6ª feira passada, contou com a presença de 90.000 fãs e uma audiência global de mais de um bilhão, sendo o maior evento esportivo do planeta realizado pela 1ª vez na África. Os expectadores que estiveram no Soccer City Stadium, em Johannesburg - onde a final será disputada em quatro semanas, produziram um barulho ensurdecedor com sua buzinas.
Mas as celebrações foram encobertas pela morte da bisneta de Nelson Mandela - Zenani, em um acidente de carro após o concerto da Copa do Mundo em Soweto, na noite da última 5ª feira. O motorista que levava a menina para casa compareceu ao tribunal sob acusação de dirigir bêbado, após ter sido preso no local do acidente.
Mandela, de 91 anos, cancelou sua presença na cerimônia de abertura do evento e recebeu a seguinte mensagem do Presidente da FIFA - Sepp Blatter: "A grande família do futebol está de luto com você e seus familiares, e hoje ficaremos ao lado de vocês."
Zenani Mandela havia feito 13 anos um dia antes de sua morte. Em uma declaração, a Fundação Nelson Mandela disse:" Temos certeza de que os sul-africanos e todas as pessoas ao redor do mundo estarão solidários com o Sr. Mandela e sua família por conta desta tragédia. Madiba - nome do clã do Sr. Mandela, estará com vocês em espírito hoje." Sua ex-esposa, Winnie Madikizela-Mandela, foi hospitalizada por ter ficado em estado de choque quando soube da morte da menina.
Zenani era a filha mais velha de Zoleka Seakamela - neta de Mandela. A menina estava empolgada com a Copa do Mundo e na semana anterior havia conhecido a Seleção Brasileira.
Surpreso, Mwangewe, um economista de 22 anos, disse:"Esta é uma terrível tragédia não somente para os Mandela, mas para toda África do Sul. Nós sentimos a dor deles. São como nossa Família Real e Madiba tem sofrido tanto em sua vida por nós."

Nenhum comentário:

Postar um comentário