terça-feira, 3 de agosto de 2010

Banqueting House

Criado em 1622 por Inigo Jones, Banqueting House foi destinado à cerimônias diplomáticas e para entretenimento da Côrte, porém é mais famoso por um drama da vida real: a execução de Charles I em 30/01/1649.

O Rei caminhou através de uma das janelas, atravessou o andaime, deitou sua cabeça sobre um bloco e estendeu as mãos. Após este sinal teve sua cabeça decepada.

Outro aspecto fundamental desta construção é o teto. Peter Paul Rubens recebeu 3.000 Libras e uma pesada corrente de ouro por seu trabalho neste palácio real - o equivalente a 250.000 Libras atuais.

As deslumbrantes telas sobreviveram à inundações, fogo e guerra, e é um milagre que seja possível apreciá-las em seu contexto original.

O trono atual está na posição exata do usado por reis no passado, durante as várias cerimônias realizadas aqui. Charles I acreditava que os reis tinham um poder divino, e por isso dissolveu o Parlamento - o que gerou descontentamento pelo fato das decisões serem tomadas por um grupo restrito.

Esta situação resultou em uma Guerra Civil em 1642, e as tropas de Charles I lutaram contra as do Parlamento, lideradas por Oliver Cromwell, que venceu. O Rei foi tido como traidor, considerado culpado e condenado à sentença de morte por um tribunal de parlamentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário