sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Hitler's Bunker

Durante a 2ª Guerra Mundial, esta área que atualmente é pacata e residêncial foi o local do bunker de Hitler. Quando estava em Berlim era nesta região que ele vivia e trabalhava.
Para evitar manifestações de apoio e/ou estimular um local de peregrinação favorável ao nazismo, não há muito alarde a respeito do bunker. Na verdade há uma pequena placa com uma ilustração de como era o local por dentro.
Hitler viveu 56 anos. Segundo meu guia Barnaby, um de seus vícios era bolo de chocolate. Além disso, tinha vários problemas de saúde, dentre eles mal de Parkinson - por isso andava com um de seus bracos para trás, na tentativa de esconder a tremedeira da mão.
Seus últimos dois dias foram passados aqui, com direito à festa de casamento com Eva Braun - sua companheira por 14 anos -, no dia 29/04/45. Após 36 horas ambos se mataram. Os corpos foram trazidos para fora, nesta área, com intuito de serem queimados. Para o reconhecimento do que sobrou, o dentista de Hitler foi chamado.
Eu jamais moraria aqui. Mesmo o bunker tendo sido explodido após algumas tentativas, este é um lugar de muitos pensamentos e atos destrutivos - assim como muitos outros em Berlim. Mas morar acima do local aonde Hitler se matou, nem pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário