terça-feira, 31 de agosto de 2010

Eton College

O King's College of Our Lady of Eton beside Windsor - mais conhecido como Eton College, ou simplesmente Eton -, é uma public school (o que significa "escola particular" aqui) para garotos de 13 a 18 anos, fundada em 1440 por Henry VI.
Localiza-se em Eton, bem pertinho do Castelo de Windsor - apenas uma milha ao norte. Henry VI a criou como uma escola de caridade, gratuita para 70 alunos pobres, que então iriam para King's College, uma faculdade de Cambridge, também fundada pelo Rei em 1441.
Na época de sua fundação, o Rei lhe assegurou um grande número de dotações, incluindo uma valiosa propriedade, muitas relíquias religiosas e um projeto magnífico para edifícios - Henry queria que a nave da capela de Eton fosse a mais longa de toda a Europa.
Porém, quando Henry VI foi deposto por Edward IV, em 1461, o sucessor anulou todas as concessões à escola e transferiu a maioria de seus tesouros para a St George's Chapel.
Como a escola teve sua receita reduzida enquanto boa parte dela ainda estava em construção, contou com o apoio financeiro de ricos benfeitores, que foram honrados quando os prédios da escola receberam seus nomes.
Tem uma longa lista de alunos e ex-alunos famosos, dentre eles 19 ex-Primeiro Ministros britânicos, além de: George Orwell (at Eton 1917-1921), David Cameron (at Eton 1979 - 1984), HRH Prince William of Wales (at Eton 1995 - 2000) e HRH Prince Henry of Wales (at Eton 1998 - 2003).
Agora vamos ao "Lado B" do colégio: dos 1300 alunos, um em cada cinco é bolsista - o que é bem bacana. Só que esse pessoal tem refeitório e acomodações específicas. Ou seja, não se misturam muito com os endinheirados que pagam 30.000 Libras por ano (X 5 anos = 150.000 Libras).
De qualquer forma foi bem emocionante ter estado em uma das primeiras salas de aula da história (vide foto acima), dentro da escola particular mais famosa do planeta.
Só mesmo a Gisela para fechar com "chave de ouro" nossa ida à região de Windsor no sábado, sugerindo a visita ao Eton College.

Um comentário: