quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Shakespeare's Globe Theatre

Durante os primeiros anos do reinado de Elizabeth, as companhias de teatro inglesas se apresentavam em quintais, salas de escolas e casas privadas. Em 1576 o ator e diretor James Burbage construiu um teatro em Shoreditch, que foi o primeiro em Londres.
Shakespeare se juntou à trupe residente neste teatro em 1580 e a companhia permaneceu lá por 20 anos. Em 1599 ele e outros três atores compraram quotas do Globe, um novo teatro que prosperou por 14 anos apresentando muitas das melhores peças de Shakespeare.
Em 1613, durante a apresentação de Henry VIII, houve um incêndio no Globe, destruindo-o completamente em menos de duas horas. O teatro foi reconstruído e talvez Shakespeare tenha atuado no segundo Globe, mas provavelmente nunca tenha escrito para ele.
Este foi o lar da velha companhia de Shakespeare até o fechamento de todos os teatros sob a England's Puritan administração, em 1642. Sem utilidade, ele foi demolido para dar lugar a prédios.
O projeto de reconstrução do Globe foi iniciativa do ator, diretor e produtor americano Sam Wanamaker após sua visita a Londres, em 1949. Como era o primeiro Globe? Ninguém sabe ao certo. Desenhos antigos dão alguma idéia da parte externa do teatro; relatos escritos - geralmente feitos por visitantes estrangeiros -, contratos de edifícios e um esboço dão uma noção do seu interior.
Para reconstruir o local da forma mais precisa possível, foram usadas técnicas meticulosas. O carvalho verde foi cortado de acordo com as práticas do Século 16, por exemplo; o telhado foi feito de palha de junco, baseado em amostras encontradas durante o período de escavação.
Em relação ao palco, quase nada sobreviveu para sugerir a aparência desta parte do teatro. Seu projeto foi elaborado a partir de elementos fornecidos pelos edifícios da época, além de conselhos dos atores e diretores que participaram, em 1995, da temporada do Workshop, e em 1996, da temporada do Prologue.
O novo Globe foi projetado com saídas extras, sinalização iluminada, equipamentos contra incêndio e modernas máquinas para os bastidores.
Ter assistido à montagem Henry VIII aqui foi mais uma experiência inesquecível em Londres. Me dei ao luxo de pagar 35,00 Libras para ter direito a um lugar confortável - é possível pagar apenas 5,00 Libras e assistir às apresentações em pé, mas não abri mão do meu conforto. Sabia que a noite seria longa. Foram 3 horas - com intervalo de 15 minutos -, do mais puro "inglês shakesperiano", difícil de entender, mas o importante foi sentir aquela atmosfera.
Não pisquei os olhos completamente embasbacada pelo figurino, pela sonoplastia, pela belíssima atuação dos atores. Parecia que a qualquer momento a Judi Dench, o Joseph Fiennes e a Gwyneth Paltrow iriam entrar em cena, como no filme Shakespeare in Love. Que viagem...

Um comentário:

  1. Thais my dear,
    we have safely arrived to our homes.
    Hope you have a great time in the coming days.
    Thank you for all you have done for us.
    You are awesome!
    Peace,
    Major

    ResponderExcluir