terça-feira, 21 de junho de 2011

Sintra, uma viagem em todos os sentidos

Aline e eu nos demos bem logo de cara, e depois de saber que meu roteiro por Portugal não incluia Sintra, ela me convenceu a adaptá-lo. Ainda bem. Foi um daqueles dias que fazem a diferença nas nossas vidas.

Nossa primeira parada foi no Palácio ou Castelo (tanto faz) da Pena, construído por D. Fernando II. Representa uma das melhores expressões do Romantismo do século XIX no mundo, sendo o primeiro palácio neste estilo na Europa.

A seguir, Castelo de Sintra, popularmente conhecido como Castelo dos Mouros, outro must-see da cidade. No período da invasão muçulmana na Península Ibérica (século VIII) a região foi ocupada.

E foram os muçulmanos os responsáveis pela primitiva fortificação, com o objetivo de controlar as vias terrestres que ligavam Sintra a Mafra, Cascais e Lisboa - com direito à bela vista que se estende até o oceano Atlântico.

E ai, o ponto alto do dia: Quinta da Regaleira. A atmosfera do lugar é uma mistura de "O Senhor dos Anéis", "Harry Potter" e "Código Da Vinci". Resumindo: completamente mágico.

Aqui foi a residência de veraneio da família Carvalho Monteiro. Formado em Direito em Coimbra, este brasileiro de espírito científico e grande cultura foi o responsável pelo misterioso programa iconológico (??????) do lugar.

Só para se ter uma idéia do surrealismo do local, eis a imagem de um "Poço Iniciático". É uma torre invertida de cerca de 27 metros abaixo da terra, que configura-se como um espaço de sagração, de conotações herméticas e alquímicas, onde se intensifica a relação entre a Terra e o Céu. Por essa nem Paulo Coelho esperava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário