sexta-feira, 24 de junho de 2011

A Torre, o Menino Jesus de Praga e minha mãe

Durante meu último dia em Praga resolvi conhecer a réplica tcheca da Torre Eiffel. A "Torre de Observação de Petrin" (monumento em questão) tem 60 metros de altura e foi construída em 1891 para a Exposição do Jubileu. A plataforma do topo - mais uma oportunidade de se ter uma bela vista da cidade -, pode ser alcançada pela subida de 299 degraus (nãããããoooo) ou via elevador (siiiimmmm).
E no meio do meu caminho para a Torre não tinha uma pedra, mas uma igreja: Church of Our Lady Victorious (para bom entendedor é melhor escrever seu nome em inglês do que em tcheco). Construída em 1611, é famosa pela estátua do Menino Jesus de Praga, doada em 1623.

E ai lembrei da minha mãe e fiquei com "siricutico" para ver de perto esta imagem, que tem 47 cm de altura e é feita de cera, com um núcleo de madeira. Seus devotos têm ofertado muitos vestidos ricamente bordados, que são trocados frequentemente. A fama de produtor de milagres do Menino Jesus de Praga vem desde quando ele pertencia à uma família espanhola, e os prodígios que opera continuam se multiplicando até hoje.
Como eu queria que minha mãe estivesse ali comigo. Mas infelizmente Dª Lucy estava a muitos quilômetros de distância, então o jeito foi fotografar a estátua e comprar três pequenas velas com a imagem do Menino - com cores de mantos diferentes para variar o visual -, que serão entregues com todo carinho à ela, que merece isso e muito, muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário