quinta-feira, 14 de julho de 2011

A Sagrada Família (e o sagrado Gaudí)

Temple Expiatori de la Sagrada Familia é o trabalho mais importante e conhecido de Gaudí. Sua construção teve início em 1882 e está prevista para terminar em 2084. É sem dúvida o símbolo de Barcelona.

Existem oito torres (todas com mais de 100 metros) de um projeto de 18. Simbolizam os 12 apóstolos, os quatro evangelistas (Mateus, Lucas, Marcos e João) e a mãe de Deus. A décima oitava e mais alta (170 metros) representaria Jesus.

Uma das torres é aberta à visitação, de onde, ao longo de 400 degraus de uma íngreme subida (mas há elevador), se aprecia a vista interna da "Sagrada Família", as ruas de Barcelona e o mar no horizonte.

Infelizmente hoje o dia estava chuvoso e com vento, e a tal torre estava fechada para visitação. Mas consegui apreciar o suficiente para eleger esta a basílica mais linda que já vi na vida (e olha que sou a rainha das igrejas, catedrais, basílicas e afins).

Conta-se que em 1915 começaram a faltar fundos e Gaudí renunciou o seu salário e se lançou ao trabalho dentro do templo até sua morte, em 1926 (e eu fiquei muito feliz em poder contribuir com um tijolinho desse maravilhoso projeto).

A fachada La Natividade é a única concluída sob a presença de Gaudí. Além dela, merecem destaque os mosaicos das oito torres e a cripta, onde um pequeno museu mostra as fases de construção do templo.

Gaudí, sagrada nao é só ésta basílica, mas a tua alma. Como não podemos entender os desígnos de Deus, temos apenas que aceitar tua morte de uma forma tão inesperada (atropelado por um bonde) e apreciar tua obra. Hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário