terça-feira, 5 de outubro de 2010

As múmias do British Museum

Após mais uma reunião na Volans, esta manhã, fui ao British Museum (http://www.britishmuseum.org/) - afinal de contas ambos são na mesma rua. Fui preparada para olhar tudo, o que quer dizer passar o dia lá.
Aberto em 15/01/1759, foi o 1º grande museu público, gratuito e nacional de todo o mundo. Abriga mais de sete milhões de objetos de todo o planeta, ilustrando e documentando a história da cultura humana de seus primórdios até hoje.
Mas o que mais chamou minha atenção foi, sem dúvida, os antigos caixões egípcios e suas múmias. O caixão era o mais importante item do enterro em uma antiga tumba egípcia. Além de dar proteção física ao cadáver, fornecia assistência mágica ao falecido e promovia a continuação da vida.
Fiquei impressionada com a questão da mumificação dos animais e das pessoas. Na imagem acima temos dois exemplos reais de gatos mumificados.
E aqui, um jovem mumificado depois de 305 aC. Só posso dizer depois de vê-lo, sai do British Museum com uma certeza: quero realizar todos os meus sonhos antes de ficar nessa situação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário