quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A cidade de Shakespeare

Stratford-upon-Avon - ou simplesmente a cidade de Shakespeare. Que emoção estar na casa onde este homem nascesu (Shakespeare's Birthplace). Ele foi batizado no dia 26/04/1564, porém sua data de nascimento é desconhecida - de qualquer forma, é tradicionalmente celebrada no dia 23/04.
Já sai de Londres sabendo o que eu queria conhecer, e um dos locais foi a King Edward VI School, escola onde acredita-se que Shakespeare tenha estudado na infância.
Um pouco afastado do centro está Anne Hathaway's Cottage - local onde viveu a família da esposa de Shakespeare, e onde ele a cortejou - e a engravidou????? - antes de se casarem (faço questão de deixar registrado para a posteridade que eu pisei no chão original da cozinha onde ambos também pisaram).
Vale a pena visitar também a casa onde Susanna, filha mais velha de Shakespeare, morou com seu marido John Hall - daí o nome Hall's Croft. Pena não ser possível fotografar o interior de nenhum destes lugares para poder compartilhar a viagem no tempo que fazemos.
New Place and Nash's House
. Shakespeare viveu seus últimos 19 anos de vida (até morrer em 1616) em um terreno atrás desta casa - chamada de Nash's House devido ao nome do marido de Elizabeth, neta do gênio, que a comprou e fez um "puxadinho" até se juntar ao terreno de New Place - "o grande lar" de Shakespeare.
E é aqui que o dramaturgo inglês foi batizado e está enterrado: Holy Trinity Church, cujo prédio atual foi construído em 1210. "Loving God, we pray for everyone / who comes into this church today/ That all who seek you here may find you / And all who find you may serve you day by day / Through Jesus Christ our Lord / Amen."
E termino a postagem com esta imagem singela de Shakespeare, enterrado na igreja ao lado de sua esposa Anne (ele é o da direita). Que honra poder ter conhecido um pouquinho mais sobre sua vida e seu legado ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário